sábado, 14 de julho de 2012

Monitorando a Frequência Cardíaca


Atividade física e tecnologia

Aula - Monitorando a Frequência Cardíaca

Objetivos de aprendizagem:

*Aferir a Frequência Cardíaca em repouso

*Aferir a Frequência Cardíaca durante e após o exercício

*Calcular a Frequência Cardíaca máxima

*Entender o que acontece com o corpo durante o exercício

*Descobrir locais no corpo onde é sentida a pulsação

*Manter os batimentos dentro de uma zona alvo de treinamento

*Entender a importância do condicionamento físico

*Cuidar da alimentação



Etapas da atividade:

Esta atividade será executada em duas aulas, com alunos do 8° ano. A primeira aula será expositiva e explicativa, onde os alunos acompanharão a explicação através de slides. Durante esta etapa será ensinado como aferir a frequência cardíaca e os locais mais fáceis de achar pulsação.

Devido à escassez de computadores com internet, essa primeira parte da aula será mais visual que prática, onde os alunos só trabalharão usando seu próprio corpo.

Após essa primeira parte, os alunos usarão um site para identificar sua frequência cardíaca máxima e a zona alvo de treinamento que devem seguir durante a atividade física. Como são poucos computadores disponíveis, essa atividade é mais rápida e permite que todos possam executá-la.

A segunda aula desta atividade será totalmente prática. A primeira tarefa dada aos alunos será aferir a frequência cardíaca em repouso. Após esse momento será feito o alongamento e o aquecimento. Os alunos realizarão uma corrida contínua mas de baixa intensidade. Logo após será verificada a frequência cardíaca para que possam perceber as alterações.

Depois da corrida os alunos farão ginástica aeróbica, aumentando a intensidade e consequentemente a pulsação. Neste momento devem perceber a diferença entre as duas atividades realizadas também aferindo a frequência cardíaca.

Para encerrar, será realizada uma ginástica localizada, com o intuito de exercitar apenas determinados grupos musculares, oferecendo informações relevantes aos alunos sobre as funções de seus músculos e como fica sua frequência cardíaca em exercícios desse tipo.

Identificação e listagem dos recursos necessários:

*Datashow

*Notebook

*Computadores que possuírem internet

*Relógio (cronômetro)

*Som

*Cd de ginástica

*Colchonetes



Competências e conhecimentos prévios dos alunos para participar da atividade:

Como trata-se de uma atividade física é fundamental que o aluno tenha noção corporal para que possa se orientar durante as etapas propostas. Outro aspecto importante a ser mencionado é a capacidade de fazer cálculos, exigindo do aluno seus conhecimentos em matemática.



Formas de avaliação:

A avaliação será contínua durante as atividades. Será verificado oralmente com os alunos qual a frequência cardíaca encontrada em cada momento da aula, como está o ritmo da atividade, se eles estão na zona alvo de treinamento, se é necessário aumentar ou diminuir a intensidade do exercício.



Bibliografia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário