sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Recriando a Queimada - Início


Problematização

Durante uma aula de educação física não foi possível seguir o planejamento inicial porque estava chovendo. Dessa maneira, os alunos foram levados à biblioteca para assistirem um filme relacionado à disciplina: “Com a bola toda”.


O filme é uma comédia que conta a história de dois grupos rivais que participam de um torneio de dodgeball; um grupo com o objetivo de ganhar dinheiro e salvar uma academia, o outro para evitar que isso aconteça.

O dodgeball é um tipo de queimada diferente e a tarefa inicial dada aos alunos foi que relatassem como esse jogo é disputado (regras, quantidade de jogadores, uniformes, etc). Durante o filme ele é jogado várias vezes em situações cômicas e inusitadas.

Foi preciso mais uma aula para que os alunos terminassem de assistir o filme e então veio a ideia de eles próprios inventarem um jeito novo de jogar queimada, criando regras, espaço de jogo, quantidade de bolas, forma de disputa. A partir daí, surgiu a necessidade de aplicar essas ideias na prática, dando sentido à criação dos alunos, tornando-os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário